sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Pecado - Os vícios capitais

A origem do pecado é também a origem do mal. Quando o pecado entrou no mundo entrou também as ações más e a concupiscência. Desde então, o homem se desligou de Deus, pois antes a comunhão de Deus e o homem era plena.

O pecado é a desobediência, o não a Deus e sim a carne, as vontades ilícitas e a idolatria.

Desde que o pecado entrou no mundo, o demônio (inimigo de Deus) macula e frauda todas a obras do criador, incitando o homem a confiar em si, em falsos deuses e não em Deus como seu Senhor.

Os pecados capitais são estas maculações, ou seja, são formas de enganar e desvirtuar o projeto e a graça de Deus.

O pecado da Gula

Não só de pão vive o homem - Este pecado consiste em dar maior importância em comer bem e muito, e ter fartura de alimentos na mesa sem dar graças a Deus. O paladar é um bem adquirido que somente o homem recebeu de Deus. No paladar sentimos prazer em comer e deliciar a comida que recebemos. Porém, o pecado consiste em não retribuí-lo rendendo graças ao Senhor e simplesmente se fartar procurando experimentar coisas boas e que muitas vezes fazem até mal a saúde. O jejum é o melhor remédio para combater esta doença espiritual.

Avareza

Tudo pertence a Deus - Na avareza o pecado consiste em se alimentar do dinheiro e das riquezas e não de Deus. Quantas pessoas não fazem este um estilo de vida nos dias tão concorridos de hoje? A avareza é um mal da busca desenfreada pelo dinheiro - Não se pode ser amigo de Deus e do dinheiro; A esmola e a doação é o melhor remédio para combater esta doença espiritual.

Vanglória

A vanglória é o pecado em não dar a glória devida a Deus e dá-la a si. As pessoas gostam que falam bem delas e fazem disto um gosto especial de viver, mas esquecem de Deus o criador que proporciona estes dons atribuídos. É chamada também de vaidade. O maior remédio para esta doença espiritual é a humildade e a meditação da morte.

Raiva

A raiva ou a coléra deve ser dirigida para o bem, ou seja, para proteger as coisas e a criação de Deus contra o inimigo (demônio) e não usá-la contra o irmão. O melhor remédio para este tipo de doença espiritual e a entrega a Deus, a oração e mansidão (pacividade).

Orgulho

O Orgulho é quando não depende dos outros para se vangloriar, o orgulho é quando o próprio sujeito se basta. Este pecado é o mais destruidor por ser este a causa da quada dos anjos do mal. Para combater a doença do orgulho, a humildade, a pobreza e a oração, o desapego de si e a caridade são as melhores armar para esta doença espiritual.

Tristeza

A tristeza é uma dor em que o indivíduo sente quando é machucado através de seu orgulho, da sua vanglória, do seu domínio, quando lhe é retirado aquilo em ele se apoiava, nisto consiste a tristeza. Esta deve ser levada como ação á Deus. A tristeza deve ser atribuída como forma de perdão por ofender á Deus pelos nossos pecados. A contrição, o perdão e a meditação são ótimos remédios para este tipo de doença espiritual.

A Acídia

Quando a tristeza perde o controle e se torna aguda, quando a auto destruição se torna um fator de refúgio na vida do indivíduo, estes fatos aparentemente negativos e outros aparentemente positivos como o descontrole no trabalho e nos afazeres também são indícios deste tipo de doença,
A oração, a caridade e a meditação são ótimos remédios para este mal.

A Luxúria

O prazer sexual é uma dádiva de Deus ao homem e a mulher quando se coabitam. Deus criou o homem e a mulher e viu que isto era bom. "Sede fecundos" disse o Senhor e multiplicai-vos sobre a terra. O prazer sexual deve ser um louvor a Deus através de uma ação unitiva e procriativa.
Mas o diabo como sempre semeia o joio no trigo, maculou esta ação ao longo dos tempos onde se chegou ao que vemos hoje. O prazer sexual se tornou uma busca frenética e fadigante, a ponto de para alguns ser de uma certa forma, um meio de felicidade. Porém o homem e a mulher se enganam e se frustam, pois no final o que restará é uma tristeza profunda, pois a alegria e a felicidade vem da alma, mas o prazer é da carne. Contra este mal está a castidade, o retiro das coisas mundanas que nos levam a este pecado, a fuga dos meios de comunicação libidinosos (novelas, filmes, fotos, assuntos e até pensamentos fantasiosos) que devastam a pureza da alma.


Voltemos a Deus, ele nos espera e para chegarmos com inteira convicção até a sua augusta presença é necessário que não praticamos o pecado.





quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O que é devoção?

A devoção é algo bom. Porém, acentuado individualmente e sentimentalizado deu origem á uma série de consequências ruins, entre elas o subjetivismo religioso; onde o indivíduo "se resolve" particularmente com Deus. As consequências disto são o sentimentalismo modernista e pentecostal (protestantismo).